"Tudo que você precisa para viajar para Região dos Lagos ? Encontre facilmente lugares, guias, direções, informações ...."

A captação do sal na Região dos Lagos

A ascensão da produção do sal na Região dos Lagos teve seu início no final do XIX. Chegando a seu desinteresse na década de 70. Essa produção do sal na Região dos Lagos representava 70% de todo o sal que era consumido no país. Cidades como Araruama, São Pedro e Cabo Frio foram às principais produtoras na região. Assim sendo destaque não só em suas belezas naturais, mas sendo importante para a economia do Rio de Janeiro. Hoje o sal já não faz mais parte da importância na economia da região. Mesmo que hoje uma tonelada está por volta dos 100 reais.

Salineira Região dos Lagos RJ

Salineira Região dos Lagos RJ

Araruama final do Século XIX

Com a vinda dos portugueses no final do século XIX à região, foi dada a largar para a produção de sal. Natural das cidades de Aveiro e Figueira da Foz encontrou em Praia Seca, o local para dar início a suas primeiras salinas que, de geração em geração, se tornou a principal atividade artesanal no município de Araruama. A partir daí foi dada a época que marcou Araruama na economia da região.

Cabo Frio século XIX

A visita que Dom Pedro II fez à cidade, em 1847, estreitou as relações especiais que Cabo Frio mantinha com o governo imperial. O Imperador visitou o estabelecimento modelo das Salinas Perynas. Foi assim que no dia 22 de maio de 1824, doou uma área gigantesca às margens da Lagoa de Araruama, para que fosse montada ali a primeira salina brasileira. De propriedade do alemão Lindemberg, que colocou em prática novos métodos de produção mineral, dando início ao moderno parque salineiro de Araruama.

São Pedro da Aldeia período colonial

Seguindo a vocação da região abundante do vento e sol, São Pedro da Aldeia teve como principal atividade econômica a extração de sal marinho. Desde a época do Brasil Colônia, que enriqueceu a elite aldeense com o “ouro branco”. O qual era o mais puro e menos custoso de todo o Império Português gerando grandes lucros. Em meados dos anos 70, a atividade decaiu com a competição com o sal do Rio Grande do Norte. Para agravar a situação da produção, a ajuda da especulação imobiliária gerada pelo turismo marcou o seu declínio.

Salineira Região dos Lagos RJ

Salineira Região dos Lagos RJ

Produção do sal na região dos Lagos

A produção do sal já foi uma das principais atividades para a economia da Região dos Lagos. De acordo com o Sindicato da Extração de Sal da região, nos últimos anos o número de salinas ativas caiu de 54 para 20 e a produção que era em torno de 80 mil toneladas caiu para cerca de 20 mil toneladas. Hoje é possível ver que os salineiros estão preocupados. Sem muita opção, não se vê um horizonte caso a produção venha a diminuir.

0 Comentarios

Deixe um comentário