Farol Arraial do Cabo Ilha Cabo Frio RJ
10 jul

Paraíso do Atlântico, como é chamado por seus habitantes, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: dunas, restingas, lagoas, praias e costões paradisíacos. Toda esta natureza, junto com o jeito simples de seu povo, sua arquitetura e tamanho de cidade do interior, a apenas 140 km do Rio de Janeiro, fazem desta cidade um convite ao turista. Um de seus encantos, são os faróis da Ilha do Farol Arraial do Cabo. Mostram-nos um pouco da história de Arraial do Cabo e preserva sua cultura. Que tal conhecer um pouco deste lugar?

Farol da Ilha em Arraial do Cabo rj
Vista da região a partir do antigo farol

Farol Velho

O Farol Velho de Arraial do Cabo foi construído em 1836 por ordem do imperador Dom Pedro II. Fica no ponto mais alto da Ilha do Farol Arraial do Cabo a quase 400 m de altura. Com bela vista de toda a cidade de Arraial do Cabo e parte de Cabo Frio. O Farol foi abandonado por não oferecer boa visibilidade para as embarcações e pelo difícil acesso. Nas escadarias que dão acesso ao Farol podem-se observar as ruínas da casa do faroleiro.

Farol velho Arraial do cabo rj
Escadas das ruínas do farol velho

A trilha para o Farol Velho é longa e íngreme. São três quilômetros, ou quase duas horas de subida que levam às ruínas, e depois mais 15 degraus até o topo da construção de dez metros de altura. O visual, no entanto, compensa todo o esforço. A volta é mais rápida, apesar de exigir muito dos joelhos.

Farol Novo

O Farol Novo, que na verdade nem é tão novo assim, foi concluído em 1861 e inaugurado no mesmo ano. Passou por uma reforma em 1925 e por muito tempo, guiou e orientou embarcações que passavam pelas águas de Arraial do Cabo. Sua intensa e forte luz chega à distância de aproximadamente 50 quilômetros. Esta a aproximadamente 155 metros acima do nível do mar.

Farol velho Arraial do cabo rj
Estrutura do novo farol, que de novo não tem nada

A chegada ao Farol Novo é feita por uma trilha que dura cerca de 40 minutos, bastante acessível. O caminho é largo, mas há o risco de encontrar cobras. O farol Nov é de responsabilidade do Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR), no Rio de Janeiro. Hoje em funcionamento, tem sua manutenção sempre atualizada por quatro faroleiros que vivem ali. Em certas épocas, é possível ver as incríveis baleias Jubarte, no qual Arraial do Cabo é rota de migração.

Visitação

As saídas para realização das trilhas para as ruínas Ilha do Farol Arraial do Cabo começam com concentração programada para 8:00 hs, no Museu Oceanográfico do IEAPM, localizado na Praça Daniel Barreto s/nº, Praia do Anjos – Arraial do Cabo/RJ, com saídas previstas para 9:00 hs.

Ingressos são vendidos somente na hora ao custo de R$80,00 (inteira). Estudantes, maiores de 60 anos com atestado médico, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea do Brasil, forças auxiliares e dependentes, R$40,00. Militares e servidores civis da Marinha do Brasil, e seus dependentes não pagam. Grupo máximo de 20 pessoas. O transporte marítimo será realizado pela embarcação do IEAPM. As visitas de sexta-feira serão, preferencialmente, destinados à Família Naval e, aos sábados, para o público em geral.

Recomendações

Aos interessados em participar faz-se necessário:

– Levar água e lanche suficiente para cerca de 4 a 5 horas;

– Usar boné e protetor solar;

– USO OBRIGATÓRIO: calça comprida, camisa meia manga e calçado fechado adequado para trilha ou tênis (não será permitida a subida com calçados com solado liso ou escorregadio). A Ilha possui animais peçonhentos, como cobras, aranhas e lacraias;

– Levar sacolas para armazenar seu próprio lixo.

Recomenda-se o uso de traje de banho sob a roupa para quem desejar realizar banho de mar após o trajeto, de acordo com o cumprimento do cronograma previsto. Para maiores informações é só entrar em contato com a IEAPM através do Email: [email protected] ou pelo tel: (22) 2622-9008.

Farol Arraial do Cabo Ilha Cabo Frio RJ

Este Projeto da Ilha do Farol é de cunho educacional e visa a divulgação das riquezas histórico-culturais, científicas, biológicas e paisagísticas do ambiente da Ilha do Farol e seu entorno, bem como reforça os conceitos da Amazônia Azul e a importância do mar para o nosso País. Quando vir a Arraial do Cabo, faça uma visita a Ilha do Farol, será uma experiência bem interessante para você.

Dicas de Hospedagem

O GuiaLagos.com indica para sua hospedagem a Pousada Nautillus. A proximidade com as principais praias e com o centro contribui para a comodidade de nossos hóspedes. E mesmo para quem preferir curtir a pousada, nossas piscinas com escorregador, espreguiçadeiras, sala de jogos e salas de estar garantem momentos agradáveis. Acesse o link e veja fotos, vídeos e faça já sua reserva para uma excelente estadia em Arraial do Cabo.

Leave A Comment