"Tudo que você precisa para viajar para Região dos Lagos ? Encontre facilmente lugares, guias, direções, informações ...."

Sítio Arqueológico Sambaqui Da Beirada Em Saquarema

Saquarema RJ é a terceira maior cidade da Região dos Lagos com aproximadamente 355 mil km². Dessa dimensão toda possuem uma imensa área de natureza rica e viva. Num ecossistema tão variado existe o Sítio Arqueológico de Sambaqui em Saquarema RJ. Uma exposição a céu aberto que nos mostra sobre um período de aproximadamente 4.500 anos atrás. Mas antes de tudo, o que é Sambaqui? Conheça mais sobre ele. Sítio Arqueológico Sambaqui Saquarema RJ.

O que é Sambaquí

O Sambaqui, são depósitos de materiais orgânicos e calcários que os homens da pré história construíram ao longo dos anos. Constituem de estruturas de moluscos e de ossos de animais e estruturas de peixes. Grupos indígenas utilizavam como cemitérios, enterrando nele os seus mortos. Outros faziam de locais especiais para construir malocas. Sua preservação é importantíssima para estudos dos primeiros povoados Brasileiros. Descobrindo como eram seus conhecimentos técnicos, alimentação, fauna e flora da época. São comuns nas áreas de litorais localizadas em todo o mundo, mas com raridade no lado do Pacífico. Sítio Arqueológico Sambaqui Saquarema RJ.

Origem do Sítio

O Sítio foi descoberto pelo pescador Manoel Vencesláu, conhecido como Jucá. Os primeiros vestígios de pesquisas vieram em 1987 quando a Arqueóloga Lina Keip começou seus estudos. Ele teve seu registro em 1995, é protegido por lei federal e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o IPHAN.

Este sítio abriga três esqueletos indígenas, além de conchas, lâminas de machado, restos de cozinha, cascas de ostras, entre outros. Da possível história desses habitantes, é possível afirmar a partir de vestígios que eram muito ativos. Confeccionavam armas para defesa pessoal, territorial e para obtenção de alimentos. Seus instrumentos eram feitos a partir de ossos, dentes de animais, pedras, entre outros. Suas características aparentavam ser acentuadas, com aspecto físico robusto, desgaste dentário e dieta à base de peixes e moluscos. Suas tradições culturais e de sobrevivência são importantes para estudos que revelam que tipos de povos marcaram presença em Saquarema.

Importância dele e como onde fica

Hoje, o sítio é uma das principais atrações para estudos da cidade. Mas nos últimos anos e com o conhecimento das pessoas, a visitação de turistas tem sido voltada para o sitio. Hoje com o avanço da internet e acesso a informações, as notícias de que este sitio existe, chega até o publico, aumentando assim as visitações. Sítio Arqueológico Sambaqui Saquarema RJ.

O Endereço é este:

Endereço: Rua do Sambaqui da Beirada, s/n, Barra Nova

Telefone: (22) 99921-8364 (Vanderléa)

Horário de Funcionamento: De qua a sex, das 13h às 16h. Sáb, das 9h às 16h.

Sítio Arqueológico Sambaqui Saquarema RJ

Saquarema é uma cidade cheia de curiosidades interessantes aonde sempre aprendemos um pouco mais de nossa história. Com um sitio tão preservado e cheio de artefatos, porque não separamos um dia para poder visitá-lo. Faça isso, inclua-o em seu roteiro quando vier a Saquarema ou a Região dos Lagos e boa viagem.

Dicas de Hospedagem

Indicamos a você a Pousada Vale dos Sonhos. É a perfeita opção para quem procura sossego e descanso. Localizado na encosta da Serra do Roncador, a Pousada possui lagos destinados a criação de peixes, campo society e quadra de vôlei. Você também pode escolher entre um belo passeio pelas trilhas e cachoeiras, rampas de vôo livre ou passeios pelas praias de Saquarema. Confira no link, veja fotos, vídeos e faça já sua reseva na Pousada Vale dos Sonhos.

0 Comentarios

Deixe um comentário