Pesca Artesanal em Arraial do Cabo RJ
10 jul

Coisas para se fazer em Arraial do Cabo? Passear de barco, muita praia e surfar. Ou mergulhar, comer bem, ficar a toa e melhor ainda, observar as baleias lá de cima da Atalaia. Lugar onde também existe o mais lindo pôr do sol. Só que mais do que isso. Deste ponto fica a guarita dos sentinelas da Pesca Artesanal em Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo nos mostra a importância contemporânea dos conhecimentos tradicionais da pesca artesanal. Trata-se de uma técnica de exploração de um dos recursos marinhos fundamentais para a alimentação do homem, o peixe. Tudo isso feito de maneira adequada e consciente sem degradar a biodiversidade das espécies.

No Morro do Sentinela

Numa dessas idas e vindas do GuiaLagos.com, fomos até ao morro no Pontal do Atalaia, bem no quintal da Pousada Sentinelas do Mar. Lá encontramos o Sr. Quincas. Olheiro que coordena toda a pescaria do alto do morro. É na verdade uma sentinela, que vigia toda a pesca. Já na praia grande na parte debaixo, ficam os “soldados da hora”, que fazem a pesca com a mão na massa, ou melhor, com a mão na rede.

A precisão e o conhecimento da técnica é tão grande que lá de cima, o Sr. Quincas já sabia quais peixes eram que estavam na rede. Muito impressionante esse conhecimento. Na ocasião ele nos disse que era um dom, passado de pai para filho. Com esse dom, dava pra se ter uma idéia da quantidade e da qualidade do peixe.

Sem máquinas, somente o homem, a rede, o mar e o peixe

A pesca é feita de forma bem profissional e controlada, se trata de um sistema de modo de trabalho. No caso a um revezamento entre os olheiros e os puxadores, um plantão, para que todos possam descansar. Assim dando certa qualidade de vida e descanso para os pescadores e a manutenção da pesca.

A Pesca Artesanal em Arraial do Cabo é praticada em todas modalidades, inclusive a artesanal de arrastão. Os principais locais são: Praia Brava, Ponta da Prainha, Enseada do Marmutá, Praia Grande e diversos pontos da Ilha do Farol. O pescado existente na região inclui 53 espécies diferentes. As mais pescadas são: Bonito, Pintado, Anchova, Namorado, Olhete Serra e Xerelete. Na Prainha não é difícil encontrar pescadores tecendo a redes que servem para a pesca artesanal de arrastão.

Dados técnicos

Segundo dados do FAO (2012), a pesca artesanal emprega mais de 90% do total estimado em 53 milhões pescadores no mundo. Tem importância como à melhor fonte de proteína animal para a segurança alimentar de cerca de 357 milhões de pessoas. Além disso, ela é responsável por aproximadamente 50% do total de 154 milhões ton. da produção mundial de pescado. No Brasil, o setor chega 70% da produção, ao lado da pesca industrial e da aqüicultura (Ouvidoria do Mar, 2012). Essa realidade é semelhante aos setores da indústria e da agricultura. Onde o maior número de postos de trabalho e a maior parte da produção de alimentos são oferecidos. Respectivamente, pelas empresas no meio urbano e, no meio rural, por organizações familiares, cooperativas e associações de trabalhos rurais. Em países de economias centrais e industrializados, o setor da pesca artesanal tem a sua importância reconhecida. (Fonte: Conhecimentos tradicionais da pesca artesanal para a conservação sustentável do mar)

Pesca Artesanal em Arraial do Cabo RJ

Devido às suas belezas e importância histórica, a Região dos Lagos é explorada turisticamente de forma irresponsável, causando a poluição e a depredação de sua vegetação e de seus mares, o que acaba por afetar a pesca artesanal. As especulações mobiliárias mesmo que tendo alguma importância financeira segundo os economistas e empresários, não justifica o prejuízo causado na dinâmica da natureza.

Dica de hospedagem

Para quem quer ver de pertinho a Pesca Artesanal em Arraial do Cabo, indicamos a Pousada Sentinelas do Mar. No Pontal da Atalaia, pertinho do Morro do vigia da pesca ela tem toda a estrutura que precisa. Acesse o link, veja fotos, vídeos, entre em contato e faça sua reserva, Pousada Sentinelas do Mar.

 

Leave A Comment