"Tudo que você precisa para viajar para Região dos Lagos ? Encontre facilmente lugares, guias, direções, informações ...."

Parque Estadual da Costa do Sol

Parque Estadual da Costa do Sol

Localizado no Estado do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Costa do Sol foi criado pelo Decreto Estadual nº 42.929 de 18 de Abril de 2011. Com área aproximada de um milhão de metros quadrados, o Parque Estadual da Costa do Sol ou PECS abrange 7 cidades. São elas Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Saquarema e São Pedro da Aldeia todas na Região dos Lagos. Os órgãos hoje responsáveis pela administração do PECS são o Inea – Instituto Estadual do Ambiente e o Dibap – Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas.

Praia do Peró e Praia das Conhas respectivamente

Aspectos Naturais

A região possui um clima tropical litorâneo com característica de receber ventos que vem do Oceano Atlântico. Sendo uma espécie de faixa de transição, este clima fica entre equatorial e desértico, assim tendo inúmeras variações. Em alguns lugares o clima apresenta grande distribuição de chuvas, mas à medida que vai se aproximando dos trópicos a estação seca vai aumentando. A faixa de temperaturas varia entre 18 a 26 C com precipitações na faixa dos 750 mm anuais.

Com uma grande parte de sua área sendo úmida, a PECS apresenta inúmeros lagos e brejos. Estes são responsáveis pela preservação da fauna e flora, sendo refúgio de aves migratórias aonde também serve de alimentação, reprodução e habitar natural de outras espécies. Os lagos e brejos possuem aspectos próprios, assim sendo lugar importantes para microorganismos, servindo de alimentos para variados tipos de crustáceos conseqüentemente servindo de alimentos para outros tipos de aves, inclusive os Colhereiros, espécie ameaçada de extinção.

Com uma vasta vegetação diferenciada, a região possui inúmeras variedades de plantas. Só para vegetações do tipo restinga foram encontradas 10 tipos. Já para espécies de plantas são 664 distribuídas em 118 famílias (Fonte: http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_da_Costa_do_Sol).

Atrações turísticas

Como ponto turístico referência no país, a região apresenta diversas praias. Uma das principais com a Praia do Forte, Praia das Conchas e ilha do Japonês em Cabo Frio. Praia de Geribá, Praia da Azeda e João Fernandes em Armação dos Búzios. Pontal da Atalaia em Arraial do Cabo e a Praia Grande que se estende até Araruama entre muitas outras. Temos também o ponto mais Alto como a Serra de Sapiatiba em São Pedro da Aldeia, com vários pontos para tirar belos selfies da região e uma altitude de 316 metros. Temos a Lagoa de Araruama que banha as cidades do PECS com exceção de Búzios, que serve para esportes aquáticos, pesca e para banhistas.

Praia do Pontal – Arraial do Cabo Pontal do Atalaia

Ameaças ao Meio Ambiente

As especulações mobiliárias é uma grande ameaça para a preservação e conservação do PECS. De fato, as ações políticas e empresariais são fatores que contribui para a destruição do meio ambiental. Sabemos que ONGs, outras entidades e pessoas de bem com a natureza lutam incansavelmente para impedir essas ações.  Em Arraial do Cabo, houve audiências para tratar de retiradas de áreas para não fazerem mais parte do PECS, retirando 208 Hectares aproximadamente. Por outro lado, houve  a proposta de incluir 2.700 hectares, passando de 9.000 para 12.000 hectares aproximadamente. Lógico que a maioria das ONGs e pessoas que lutam pela preservação sabem que isso não se concluiria. De fato para retirar áreas para fins lucrativos seriam imediato as ações. Já para reintegrar quase 3.000 hectares seria quase impossível de acontecer.

Além dessas ameaças temos também as invasões e furtos de vegetações nativas seguidas de retirada de madeira ilegal. Os invasores botam fogo nas vegetações e logo após invadem os locais que não são cercados. A falta de investimento é o fator principal para a destruição do Parque e as invasões. Não existe nenhuma guarda ambiental desde que o batalhão florestal da PM foi extinto.

Praia de Búzios

Por fim

O Parque Estadual da Costa do Sol abriga lugares incríveis para conhecer. Para você que vem para a região, hospede-se nas variadas opções de Hospedagem que o GuiaLagos.com oferece. Para comer temos ótimas opções de Restaurantes. Fica a dica, pesquise no GuiaLagos.com , programe sua viagem e descubra um mundo novo no Parque Estadual da Costa do Sol.

0 Comentarios

Deixe um comentário