Museu da Aviação Naval de São Pedro da Aldeia
10 jul

Em São Pedro da Aldeia, na Base Aérea Naval está localizado o Museu da Aviação Naval Brasileira, criado em 23 de Agosto de 2000. É o único Museu no Brasil voltado para a aviação que fez parte de nossa história. O Museu da Aviação Naval conta com um acervo bem diversificado, onde é possível conhecer as aeronaves da Marinha do Brasil no Museu Aeroespacial. Além de aeronaves originais e réplicas de diversos tamanhos o museu possui peças, motores, manuais, etc.

Museu da Aviação Naval de São Pedro da Aldeia

Museu-da-Aviação-Naval
McDonnell Douglas A-4 Skyhawk (AF-1), faz parte do acervo do Museu que está em toda a BAeNSPA

Importância do Museu pela Preservação da História

A importância do Museu tem como propósito nos mostrar todo o acervo da Aviação Naval. Além da União das Organizações Militares presente nas Forças Armadas em prol da sociedade civil Brasileira. Trazendo assim as pessoas mais conhecimento sobre a história da Aviação Naval.

Acervo importante se encontra no Museu da Aviação Naval

Em 25 de Janeiro de 1917 a Escola de Aviação Naval havia recebido uma ilustre visita. Era Santos Dumont, o Pai da Aviação Brasileira. Ele compareceu a uma das instalações na Ilha das Enxadas e voou pela primeira vez numa aeronave da Marinha Brasileira.

Museu-da-Aviação-Naval m São Pedro da Aldei rj
Réplica do Curtis F pilotado por Santos Dumont

O Primeiro Porta-Aviões Brasileiro

Entre 1942 a 1945 nasce no Reino Unido um gigante dos Mares, o HMS Vengeance. Com 212 metros de comprimento, capacidade para 1.300 homens e suporte para 14 aeronaves entre aviões e helicópteros era um gigantesco Porta Aviões da época. Adquirido pelo Brasil em 1956 foi incorporado a Marinha em 1960, onde fez parte da patrulha das águas Brasileiras. Em 2001 ele foi desativado. No Museu da Aviação há uma réplica em miniatura deste Porta-Aviões e seu Timão que faz a recepção dos visitantes na entrada.

Museu da Aviação Naval em São Pedro da Aldeia RJ
Timão usado no Porta-Aviões Minas Gerais
Museu da Aviação Naval em São Pedro da Aldeia RJ
Réplica do Porta-Aviões Minas Gerais

Em 1929 foi criado o primeiro simulador de vôo nos Estados Unidos. Seu objetivo era aperfeiçoar as práticas de vôos para pilotos e permitir o ensino aos que ainda não sabiam voar. No Brasil em 1943 com a compra de aeronaves modernas foi criado o departamento de simulação de vôos para prepara os sargentos. Isso era um marco para a aviação, pois os alunos eram levados aos Estados Unidos para usarem os equipamentos que só lá tinha. No Museu da Aviação é possível ver o primeiro Link Traineer usado para simulações.

Museu da Aviação Naval em São Pedro da Aldeia RJ
Primeiro simulador de vôo utilizado pela Aviação Naval

A Pioneira da Aviação Brasileira

Com seu lugar de destaque as mulheres também são homenageadas no Museu. Anésia Pinheiro Machado. Fez um vôo Interestadual entre Rio a São Paulo. Foi a primeira mulher integrante da Reserva Naval do Brasil. Entre seus feitos está uma travessia das Cordilheiras dos Andes e uma viagem Transcontinental percorrendo as três Américas. No museu a um quadro com sua fotografia marcando um pedaço de sua história na aviação Brasileira.

Museu da Aviação Naval em São Pedro da Aldeia RJ
Pioneira na Aviação Naval Brasileira. Anésia Pinheiro Machado tem seu lugar em destaque

O helicóptero SH-3D do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-submarino da Marinha do Brasil, que havia decolado do Porta-Aviões Minas Gerais, caiu durante uma operação ASW noturna, próximo a Cabo Frio, no Rio de Janeiro, matando todos os seus ocupantes, o piloto, o co-piloto e os dois operadores de sistema ASW (anti-submarino). Seus destroços foram encontrados somente em Junho de 1994 pelos pescadores em São Pedro da Aldeia. Tal acidente ocasionou a suspensão de vôos ASW noturnos até meados de 1977. Partes de seus destroços estão no Museu.

Museu da Aviação Naval em São Pedro da Aldeia RJ
Um dos maiores mistérios da Aviação Naval Brasileira

Os Pioneiros no patrulhamento do céu Brasileiro

O contrato para a aquisição de dois helicópteros Widgeon foi assinado com a empresa inglesa Westland em 27 de dezembro de 1956. As aeronaves foram recebidas entre 1957 e 1958 e destinaram-se à tarefa de instrução de vôo no Centro de Instrução de Aviação Naval (CIAAN). O CIAAN funcionou até 1961 no Km 11 da Av. Brasil (Rio de Janeiro/RJ), onde funciona atualmente o Centro Recreativo da Casa do Marinheiro, sendo transferido nesse mesmo ano para a Base Aeronaval de São Pedro D’Aldeia.

Museu da Aviação Naval em São Pedro da Aldeia RJ
Destinado à tarefa de instrução de vôo no Centro de Instrução de Aviação Naval (CIAAN)

O De Havilland DH.82 Tiger Moth é um avião a hélice monomotor biplano da década de 1930. O primeiro vôo foi realizado em 26 de outubro de 1931. Possui um peso de 506 Kg vazio, motor Haviland Gispy Major, potência 130 hp. Atingia uma velocidade de 175 km/h, alcance de 486 km e teto máximo de 4.145 m. No Brasil a aeronave foi incorporada pela Aviação Naval entre 1933 e 1941 e pela Força Aérea Brasileira de 1941 a 1947. No Museu a um exemplar a exposição para o público.

Museu da Aviação Naval em São Pedro da Aldeia RJ
Um biplano DeHavilland D.H. 82 Tiger Moth utilizados pela Marinha

DICAS DE HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA

Para você que está em São Pedro e precisa de uma dica, nós do GuiaLagos.com indica, Pousada Enseada das Garças. Está situada em uma colina com posição privilegiada, da varanda dos Bangalôs ou da borda da piscina a vista é surpreendente. Confira no link e saiba mais sobre a Pousada Enseada das Garças.

Pousada em São Pedro da Aldeia RJ
Pousada em São Pedro da Aldeia RJ

 

Que tal saborear Pizzas e Massas de Vários Sabores. Rodízios de massas todas as quintas e sextas-feiras. Indicamos para você Pizzaria do Ediel. Localizada no Baixo Grande, São Pedro da Aldeia, Perto do Pardal fica fácil de encontrar. Confira no link e saiba mais sobre a Pizzaria do Ediel.

Pizzaria em São Pedro da Aldeia rj
Pizzaria em São Pedro da Aldeia rj

Museu da Aviação Naval

O Museu da Aviação Naval resgata o acervo histórico da aviação Naval no país. Ele funciona ao público de terça-feira a quinta-feira, sábado e domingo das 08:00h. as 11:30h. e de 13:00h as 16:30hs. Sobre visitas escolares pode ser agendada pelo telefone (22) 2621-4133 ou por mail: [email protected] Programe sua vinda ao Museu e com certeza vai voltar com outros olhos para o céu.

Leave A Comment