Lagoa Vermelha Região dos Lagos
21 ago

A Lagoa Vermelha está localizada entra as cidades de Saquarema e Araruama.  Sua salinidade está em torno dos 100% e é a mais salgada do Estado do Rio de Janeiro. Devido as algas de coloração avermelhada que dá o tom as cores da lagoa, surge assim seu nome. A lagoa está duplamente fragmentada por marnéis, que são concentradores de sal, realizados pelas salinas que dela se utilizam.  Faz ligação à lagoa de Araruama através de uma vala por dentro das salinas.

Lagoa Vermelha Região dos Lagos

No passado geológico mais recente, a Lagoa Vermelha mantinha contato com o mar durante o período das ressacas. Até hoje é possível verificar as evidências. Possui vegetação de restinga, com destaque para diversas espécies de bromélias. Ao seu redor, funciona, com seus moinhos de vento, uma antiga e tradicional salina. É considerada como fonte de energia para banhos medicinais, devido sua alta concentração salina e pela presença de hidrogênio sulfuroso, ambos preconizados no tratamento de doenças de pele e reumáticas.

Dados Técnicos da Lagoa

A Lagoa Vermelha possui como característica especial a formação do mineral dolomita (carbonato de cálcio e magnésio) por ação microbiana. Podem ser observados estromatólitos na lagoa. A formação destes estromatólitos se dá por precipitação “in situ” por acúmulo de camadas sucessivas de dolomitas por ação microbiana. A Lagoa Vermelha é um exemplo clássico mundial deste tipo de formação de estromatólitos e dolomita. A descoberta deste processo na lagoa Vermelha tem atraído a atenção de cientistas estrangeiros e a transformou em um laboratório natural para pesquisa. As margens da lagoa funciona a Salina Carvalho (antiga Salina Vigilante) onde, além de esteiras microbianas, pode-se apreciar a técnica da retirada do sal e a arquitetura (os barracões são centenários) e paisagem típica com cataventos. (Dados Geoparque Costões e Lagunas)

Dicas de Hospedagem

Situada em frente à Praia de Itaúna no point do surf em Saquarema. A Pousada Espuma da Praia oferece piscina com terraço e acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi). Prazer, conforto, sossego e muita praia. Certamente a melhor opção de Pousada em Saquarema na Região dos Lagos.

Paz e tranquilidade fazem da Pousada da Tetéia em Praia Seca na Praia da Pernambuca uma magnífica opção para quem quer conhecer a Região dos Lagos, situada na Praia da Pernambuca em Praia Seca, a pousada sempre oferece uma estadia prazerosa em um ambiente simples, a 100 metros da praia.

 

Leave A Comment