Lagoa de Maricá RJ
17 ago

Bem próximo a capital  do Rio de Janeiro em pouco mais de 50 km se localiza Maricá. Um paraíso natural com variedade de praias, lagoas, ilhas, cachoeiras e trilhas. São aproximadamente 46 quilômetros de praias, seis lagoas, canais e rios, cachoeiras, trilhas, serras e muita beleza da mãe natureza. Maricá é um local paradisíaco que vem ao longo dos tempos perdendo a sua área verde e preservada, como a restinga de Maricá. E s tratando de áreas como esta está a Lagoa de Maricá RJ.

Com uma área de 18,74 Km², faz ligação com as Lagoas da Barra, Padre, Araçatiba e Guarapina, esta última ligando o complexo da Lagoa de Maricá RJ ao oceano, na altura de ponta Negra. Vegetação variada, ao sul, Típica de restinga e nos trechos alagadiços destaca-se a taboa, cujas folhas são usadas para tecer esteiras e cestas. Com águas mornas, com pouca transparência. Há uma praia propícia para banhos, de Araçatiba. Circundada pela restinga de Maricá, ponta do Boqueirão e canal de São Bento. Pratica-se pesca de rede, de linha e esportes náuticos.

Lagoa de Maricá RJ
Lagoa de Maricá RJ

Lazer garantido

Para aqueles que gostam de água mais calma e parada, Maricá tem cinco lagoas; a Lagoa de Maricá RJ, a Lagoa da Barra, a Lagoa de Guarapina, Lagoa do Padre, Lagoa de Jacaroá, Lagoa de Guarapina e Lagoa de Jaconé.

A Lagoa de Maricá RJ é um importante lugar de interesse na cidade por ser uma das lagoas costeiras típicas da região. A Região dos Lagos recebe esse nome pela grande quantidade de lagunas próximas ao litoral que se estendem desde o município de Maricá até Cabo Frio.

Lagoa de Maricá RJ
Lagoa de Maricá RJ

Lagoa de Maricá RJ

Às margens da lagoa está a comunidade tradicional de Zacarias, onde vivem há várias décadas. Está incluído na Área de Proteção Ambiental de Maricá de uso Sustentável. Essa vila de pescadores faz com que o impacto ambiental nas margens próximas seja reduzido, já que a lagoa é também fonte de alimento e renda para a região. Mesmo com a existência desta comunidade garantindo a proteção de valores ecológicos da área, existe um projeto de construção de um complexo turístico no local. O que torna ainda mais perigoso a sustentabilidade e a saúde da Lagoa de Maricá.

Dicas do GuiaLagos.com

Quando vier a alguma cidade da Região dos Lagos, confira nossas dicas acessando no link:

Dicas de Hospedagens

Para suas refeições com sabor e boa gastronomia segue o link abaixo:

Dicas de Gastronomia

Ta na dúvida sobre o que fazer e qual evento ir? Confira nossas dicas de eventos:

Eventos na Região dos Lagos

Quer conhecer mais sobre a Região dos Lagos e suas beleza? Leiam nossas matérias:

Dicas de Turismo

Precisa de algum serviço feito pelos profissionais da Região dos Lagos? Confira no link:

Dicas de Serviços

GuiaLagos.com® – O Guia Definitivo da Região dos Lagos

 

Leave A Comment