Arquipélago de Sant’ Ana em Macaé RJ
22 jun

Conhecendo o Arquipélago de Sant’ Ana em Macaé

Longe da movimentação urbana e dos petroleiros, existe um lugar pra relaxar. Trata-se do Arquipélago de Sant’ Ana em Macaé. Localizado a aproximadamente oito quilômetros da cidade, o local vem sendo muito bem preservado nos últimos anos. Hoje devido a sua rica biodiversidade é considerado um santuário ecológico, Parque Municipal e Área de Preservação Ambiental. O Arquipélago de Sant’ Ana serve de refugio de várias espécies de aves que fogem do inverno de seus continentes.

Refugio de Gaivotas e Aves que migram fugindo do inverno de seus continentes.

O Arquipélago de Sant’ Ana é um conjunto de três ilhas que juntas possuem a cerca de 190 hectares.

Ilha de Sant’ Ana – medindo aproximadamente 115 hectares, é a maior entra as três. Nesta ilha é onde fica o Farol de Santana que se localiza a aproximadamente 156 m de altura. Além também de uma base da Marinha que preserva o local e mantém tudo em ordem. A visitação na ilha só é permitida através da Capitania dos Portos com pedido de uma semana de antecedência.

Arquipélago de Sant’ Ana – Ilha de Sant’ Ana, local onde abriga a base da Marinha e o Farol da Ilha

Ilha do Francês – Possuem formações rochosas chamadas de Ilha Ponta das Cavalas. Na mesma parte leste se forma a piscina do Barro Vermelho. Já na parte Oeste se encontra a praia aberta a banhistas. Com sua formação peculiar, as ondas não atingem a praia, formando um lugar único de águas tranqüilas e claras. Esta ilha é a única que a visitação é livre.

Arquipélago de Sant’ Ana – Ilha do Francês, única ilha aberta a visitação

Ilhote do Sul – Uma pequena ilha sem praia e difícil acesso. Ela serve de local de desova das aves e sua visitação não é permitida. Porém é um local ótimo para Pesca e mergulho. Arquipélago de Sant’ Ana em Macaé RJ

Arquipélago de Sant’ Ana – Ilhote sul, sem praias e um berçário para as aves

Parte na história da humanidade

O Arquipélago possui vestígios históricos relacionados a embarcações que se abrigaram em meados do século XVIII. Além disso, servia como base de operações de pirataria e comércio ilegal de Pau-brasil. Há registros de atividades primitivas feitas há mais de dois séculos atrás. Assim o lugar abriga o Sítio Científico do Arquipélago de Sant’ Anna, mostrando que houve civilização pré-histórica na ilha. Arquipélago de Sant’ Ana em Macaé RJ

Além de belezas naturais, o arquipélago fez parte de fatos curiosos que ocorreu em alguns tempos atrás. Diz à lenda que a imagem de Sant’ Anna foi encontrada por pescadores numa das ilhas do arquipélago. Foi trazida para a Capela dos Jesuítas e logo desapareceu trazendo mistério as pessoas. Logo depois foi novamente achada na ilha e mais uma vez trazida de volta, repetindo em duas vezes o fato. Logo concluíram que a Santa sentia saudades da ilha. Assim reedificaram a capela colocando sua fachada para o ocidente, onde a Santa não avistasse mais a ilha. Fonte: Centro de Memória Antonio Alvarez Parada. Arquipélago de Sant’ Ana em Macaé RJ

O QUE FAZER?

Como a Ilha do Francês é a única liberada para visitação, só resta mesmo é curtir o lugar. Alguns passeios de barco disponibilizam kit´s churrasco para serem feitos na ilha. Como dica aconselhamos sempre levar protetor solar, pois o sol incide durante todo o dia e a exposição é extrema.  Não existe nenhum comércio ou ambulante, somente as embarcações e tripulantes, portanto levem seu lanche.

No Arquipélago de Sant’ Ana a diversão é garantida

COMO CHEGAR?

Para chegar basta ir até o Mercado Municipal ou no Iate Clube de Macaé e escolher sua embarcação. Durante o inverno o passeio é realizado apenas com o barco cheio, daí o melhor é chamar a família e planejar seu passeio.

ONDE FICAR?

Para sua viagem se tornar mais tranqüilo indicamos o Hotel Nolasco. Com uma excelente infra-estrutura com certeza sua hospedagem será uma das melhores. Disponibilizamos 64 apartamentos com ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e internet. Além de um delicioso café da manhã servido dás 6h às 9h para o maior conforto e satisfação dos clientes.

Vista do Hotel Nolasco

Arquipélago de Sant’ Ana em Macaé RJ

A visitação ao Arquipélago é limitada a 200 pessoas por vez, então se programe para não perder a viagem. As embarcações só podem chegar a um limite de 15 metros da praia e a presença de animais de estimação não é liberada. A exposição de aparelhos sonoros é proibida, pois altera no cotidiano dos animais. Arquipélago de Sant’ Ana em Macaé RJ. E nunca se esqueça como regra básica do turismo, sempre recolha seu lixo. As embarcações já conscientizam as pessoas á manterem o local sempre limpo, mas vale à pena ressaltar. Não mexa com os animais e não levem nada da natureza. A única coisa que se deve levar são as fotografias, as memórias do passeio e a vontade de fazê-lo novamente…

Leave A Comment