"Tudo que você precisa para viajar para Região dos Lagos ? Encontre facilmente lugares, guias, direções, informações ...."

Os Caminhos de Darwin por “Aldeia de São Pedro”

São Pedro da Aldeia, povoada a século e banha pela Lagoa de Araruama, é também um ponto de interesse da história. Trata-se da visita de Charles Darwin e sua expedição pelo Brasil. Quando deixou a Inglaterra em 27 de dezembro de 1831, Charles Darwin fez sua terceira parada, em fevereiro de 1832.

Darwim viajou da Região Oceânica, Região dos Lagos e arredores. Subindo a serra da Tiririca, em Niteroi. Passou por Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu. Rio Bonito e Itaboraí. Em alguns desses lugares, pode-se ver as mesmas construções e paisagens. O naturalista descreveu em seu diário de viagens, como a Fazenda Itaocaia, em Maricá. Onde pernoitou; ou a Estrada do Vai e Vem, onde passou quando viajava pela região de Niterói. Ou nas ruínas da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, onde elogiou a comida.

Caminhos de Darwin São Pedro da Aldeia RJ

Em seu diário, destacou o colorido da paisagem de São Pedro da Aldeia, observou as belezas da Serra de Sapiatiba Os animais que mais o interessaram e fascinaram foram os insetos. Darwin passava os dias coletando, observando e estudando o comportamento desses animais e suas anotações foram importantes para a formulação da Teoria da Evolução e o principio da seleção natural.

Na Praça Agenor Santos, no centro da cidade, ao lado do coreto foi implantado um painel dos Caminhos de Darwin. Neste painel pode-se ler um trecho do diário de Charles Darwin sobre São Pedro da Aldeia, por onde passou no dia 10 de abril de 1832. Eis o trecho qu Charles Darwin deixou: “10 DE ABRIL – Partimos animados antes que clareasse, mas as 15 milhas [24 km] de areia pesada antes de tomarmos o café da manhã em Aldeia de São Pedro praticamente destruíram os bons modos do nosso grupo.” O centro histórico onde foi implantado o marco comemorativo da passagem de Darwin em São Pedro da Aldeia é tombado pelo IPHAN e pelo INEPAC.

O Beagle deixou  o Rio, e o Brasil, em 5 de julho de 1832,voltando para Montevidéu, dando continuidade a expedição. Em agosto de 1936, voltou novamente ao Brasil, fazendo suas últimas paradas no litoral nordeste, para conferência de cálculos, antes de retornar definitivamente à Europa.

0 Comentarios

Deixe um comentário