"Tudo que você precisa para viajar para Região dos Lagos ? Encontre facilmente lugares, guias, direções, informações ...."

Barra de São João lugar de poeta

Lugar de poeta Barra de São João é um tesouro fluminense localizado em Casimiro de Abreu. O distrito é pequeno, assim quem a visita pode andar a pé por todo o lugar e conhecer de pertinho cada detalhe. São muitas opções de cultura e história preservada por Barra de São João. Banhado pelo Rio São João e de belas praias, Barra de São João anima os visitantes. Além de ser o lugar onde viveu um dos maiores poetas Brasileiro Casimiro de Abreu.

Um pouco do Poeta Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu foi um poeta Brasileiro que nasceu na Fazenda de Prata no município de Casimiro de Abreu. Estudou em Nova Friburgo, na época cidade de maior porte e que ficava o Instituo Freese, onde estudou dos onze aos treze anos. Aos treze foi para o Rio de Janeiro trabalhar no comércio com o Pai. Em 1853 foi para Portugal onde teve início aos seus trabalhos como poeta. Lá foi reconhecido e teve obras publicadas chegando até no teatro.

Em 1857 voltou para o Brasil onde voltou a trabalhar com o pai, mas não se afastando da vida que tinha iniciado na Europa. Era tuberculoso, assim foi para a Fazenda de seu pai, onde buscou recuperação de saúde. Logo veio a falecer. Seu desejo era ser enterrado em Barra de São João, tendo sua lapide até hoje no cemitério que fica na Capela de São João Batista, junto ao túmulo de seu pai.

Museu Casa de Casimiro de Abreu

Barra de São João fica o Museu Casa de Casimiro de Abreu. Era a residência da família e local de trabalho do pai do poeta, comerciante de madeiras. A casa de um pavimento, com construção do período colonial, tem um salão e quatro salas laterais. Passou por obras de recuperação, de 1964 a 1972, com verbas do Governo do Estado e supervisão do IPHAN. Em 2008, foi totalmente restaurada pela Secretaria de Cultura do Estado.

No quintal, às margens do Rio São João, há duas estátuas de Casimiro, assinadas por Christina Motta. Uma do jovem poeta, sentado à beira do rio, com o olhar ao horizonte. A outra dele aos oito anos de idade, sintetizando a imagem de seu mais famoso poema, Meus Oito Anos: “Oh! Que saudades que eu tenho/ da aurora da minha vida/ da minha infância querida/ que os anos não trazem mais…”

Uma casa cheia de história e cultura para a Região

O museu é dividido em duas salas de exposições. Uma abriga mostras temporárias de artistas da região, como Mudinho da Praia Rasa e Chico Tabibuia. E a outra mantém uma exposição permanente sobre o poeta, com curadoria da Stella Kaz. Este espaço pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura.

Capela de São João Batista

Implantada em local privilegiado, no alto de um promontório a quatro metros do nível do mar, na foz do rio São João que deságua no Oceano Atlântico. Teve sua origem numa capela já existente no século XVIII, ampliada provavelmente em 1846, quando a localidade de Barra de São João foi elevada à categoria de Vila. Ao lado esquerdo situa-se o pequeno cemitério da extinta irmandade de São João Batista e ao fundo, o cemitério da também extinta irmandade do Sumo Sacramento, onde se encontram os túmulos do poeta Casimiro de Abreu e de seu pai.

As águas de Barra de São João

O Rio São João é um rio que banha parte do estado do Rio de Janeiro. Nasce na Serra do Mar, próximo à área de proteção ambiental de Macaé de Cima, nos limites entre os municípios de Silva Jardim com Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, sendo uma importante fonte de abastecimento de água das cidades compreendidas pela Região dos Lagos, o motivo do represamento da lagoa de Juturnaíba.

Sua foz é na localidade de Barra de São João, distrito praiano de Casimiro de Abreu. O encontro do rio São João com o mar torna as águas calmas e, por conseqüência, deixa a paisagem recheada de barcos de vela em seu leito. O rio, aliás, é um dos mais limpos e preservados do estado. Vale a pena conferir através das embarcações que partem do cais em frente ao casario histórico.

Prainha de São João

A Prainha de Barra de São João é a mais freqüentada pelos turistas e moradores da região. Possui águas calmas por causa do encontro do rio com o mar. Tem um quiosque bem badalado onde muitos ficam ali e fazem suas refeições todas pelo quiosque. Lugar bom pra tomar banho e também para pesca. O pôr do sol, visto da pedra do telegrafo (lado voltado para a foz do rio São João), é um programa imperdível para o fim de tarde, momento em que os pescadores estão saindo com seus barcos para o mar para mais uma noite de trabalho. Dali saem as melhores fotos e uma vista incrível de toda a região.

Praia Grande

Na outra parte do distrito fica a Praia Grande. Também conhecida como Praião, possui calçadão, quiosques, bares e redes de vôlei. Para relaxar, siga para o canto esquerdo, praticamente deserto.

Ponte Quebrada

Outro ponto turístico é a ponte velha e quebrada de barra de São João, ela era usada como passagem para trens, mas foi parada, e usada como rodovia, não aguentando 40 anos de sustentação, e sem reforma, tombou. Muitos moradores dizem que naquele estante carros e pessoas caíram no mar, alguns foram resgatados, mas outros não. Além disso, a ponte foi considerada como o segundo ponto turístico mais importante da região, muitos pescadores contam que banhistas já foram levados para o meio do rio por correntes marítimas (dizem que existe um suposto redemoinho no rio, que puxa pessoas para o meio do rio).

Dicas de hospedagem

Para quem quer conhecer Barra de São João, fica a dica! Pousada das Tartarugas em Rio das Ostras. Fácil acesso a Barra de São João a pousada oferece serviço de excelência. Localizada na Praia das Tartarugas, ela conta com uma completa infra-estrutura de atendimento. São instalações: os apartamentos/ suítes dispõe de ar condicionado, ventilador de teto, frigobar, TV e varanda com rede de balanço, sendo alguns destes de frente para o mar. Confira no link e faça sua reserva. Pousada das Tartarugas.

Barra de São João Casimiro de Abreu RJ

Não deixe de conhecer este lugar rico em cultura que fez parte de nossa história. Lugar onde pode relaxar em belas praias e refrescar no grande Rio São João. Programe sua viagem e faça uma visita.

0 Comentarios

Deixe um comentário