"Tudo que você precisa para viajar para Região dos Lagos ? Encontre facilmente lugares, guias, direções, informações ...."

As Rendeiras De Arraial Do Cabo RJ

Olê muié rendera / Olê muié rendá / Tu me ensina a fazê renda / Que eu te ensino a namorá. Uma canção que atravessou décadas e é uma homenagem feita do famoso “Lampião”, figura conhecida no nordeste, no qual ele homenageava sua avó, que era rendeira. Versos este que nos mostra que aqui na Região dos Lagos, ainda existe vestígios dessa cultura que sobrevive nas mãos dessas mulheres rendeiras de bilro de Arraial do Cabo RJ.

O que são os Bilros?

A renda é uma atividade que vem de séculos atrás, representada pelas mulheres. Uma atividade que ajudavam no orçamento de casa. Geralmente as rendeiras eram mulheres de pescadores. Quando eles saiam para pescar ela iam trabalhar suas rendas.

Já o Bilro também chamados de birros ou até mesmo bilos, são peças de madeiras de variadas formas e tamanhos. São instrumentos usados para enrolar a linha que será usada para fazer a renda. Na prática quanto maior for a renda, maior o número de Bilros a serem usados. Este trabalho tem a característica de ser bem difícil e demorado. Bem trabalhoso, para se ter uma idéia, uma rendeira costuma a fazer em média durante um dia de trabalho cerca de 30 centímetros de renda.

Rendeiras em Arraial do Cabo rj

Rendeiras em Arraial do Cabo rj

Chegada a Arraial do Cabo RJ

Segundo relatos, a chegada das rendeiras vem através de mulheres portuguesas. Que junto a seus maridos, viam para a Região dos Lagos a procura de uma vida melhor. Geralmente eram pessoas da parte litorânea, contudo a herança do trabalho da renda, se tornou específico de mulheres de pescadores. Rendeiras de Bilro Arraial do Cabo RJ.

Algumas rendeiras vendiam seus trabalhos de porta em porta pelas ruas de Arraial do Cabo RJ. Outras iam até Cabo Frio para comercializarem suas rendas. Lá era o centro comercial na época, portanto a importância de ir vender lá era de fato uma boa oportunidade. Rendeiras de Bilro Arraial do Cabo RJ.

Comportamentos da época

No contexto dessa história, a muita diversão e curiosidades. Existe outro versos que mostra como era o cotidiano dessas rendeiras. “Quem quiser comprar mentiras/ As moças têm para vender/ No bolsinho da almofada/ Guardado para ninguém ver./ Moça que tá na janela/ Botando renda para fora/ Moça, mostre o corpinho / Que renda não se namora…” Isso nos mostra o quanto animadas e novelistas eram essas mulheres.

O Brasil teve uma representação das mulheres rendeiras de Arraial do Cabo na Mostra Internacional de Renda de Birlo. Evento este que ocorreu em Julho de 2012 em Peniche, Portugal. Há um grupo de pessoas que junto a UNESCO formam um movimento internacional para que a renda de birlo se torne patrimônio imaterial da humanidade.

De geração em geração

Dona Maria da Glória, que tem 63 anos de idade, sentada na varanda de sua casa faz renda até hoje. Uma sobrevivente dentre poucas que estão na ativa até hoje, ela dá aulas para aqueles que pretendem aprender sobre a técnica. Existe o Espaço Meninas Arteiras, que promove o artesanato local e dão cursos gratuitos de renda de birlos, entre outras atividades. O Espaço Meninas Arteiras fica na Rua Washington Luiz, 69 em Arraial do Cabo, perto do Armarinho Vovó Preta e a Taberna do Bado. Rendeiras de Bilro Arraial do Cabo RJ.

Rendeiras de Bilro Arraial do Cabo RJ

Agora imagine a cena das épocas antigas da Região dos Lagos. Famílias juntas e unidas, o homem com seu papel natural que a vida o deu. Acorda cedo, pega suas ferramentas de trabalho e vai pescar. Na época as mulheres não tinham tantas oportunidades, então pegava suas ferramentas de trabalho, se uniam nas varandas de variadas casas com outras mulheres da família ou amigas e começavam a rendar. Realmente um cenário de época que não volta mais. Isso que disse não é um pensamento machista, mais sim uma rotina de época que a história não pode apagar.

Dicas do GuiaLagos.com

Para uma excelente estadia em Arraial do Cabo RJ indicamos a Pousada Tay Luz. Um lugar exclusivo, situado na cidade do arraial do cabo, a 180 km do RJ. A pousada situa-se somente a dois minutos do centro e das praias. Oferece uma linda vista panorâmica das praias e da cidade, um ambiente totalmente familiar. Uma verdadeira manifestação de charme num cenário paradisíaco. Confira mais no link e faça já sua reserva na Pousada Tay Luz.

0 Comentarios

Deixe um comentário