"Tudo que você precisa para viajar para Região dos Lagos ? Encontre facilmente lugares, guias, direções, informações ...."

As belezas do Parque Nacional de Jurubatiba

Lagoa de um lado e mar do outro. Essa variedade de paisagem é encontrada no Parque Nacional de Jurubatiba. Com aproximadamente 15 mil hectares, numa área que fica em 3 municípios é considerada a maior reserva de restinga do país.O Parque Nacional de Jurubatiba é um reserva ambiental, formada exclusivamente pela restinga. Um ecossistema que ainda não foi totalmente pesquisado. Possui espécies de animais que só são encontrados na região.

O parque está localizado entre os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. Uma reserva natural que abriga 18 lagoas costeiras. Com aspecto escuro, a tonalidade da lagoa é definida pelos nutrientes que ficam em seu interior, todas elas livres de poluição.

Uma variedade de fauna e flora

A vegetação abriga aproximadamente 500 espécies da flora já encontradas e outras 456 espécies da fauna. Destacando sua grandeza o Parque possui 44 km de praias. A geografia plana do parque mostra que o solo já foi fundo do oceano. Suas características são de solo arenoso, salino e extremamente quente. O excesso de calor na região destrói quase toda matéria orgânica superficial. Mas mesmos nessas condições ainda são possíveis ver muitas espécies que sobrevivem a este clima.

Espécies raras da natureza

Uma dessas espécies que vivem no Parque é o Ratinho-goytaca (Cerradomys goytaca). Um roedor que ganhou este nome por ser restrito daqui da região do parque, onde era local dos índios Goytacazes. Possui uma cauda maior que o corpo. Cor que varia entre castanho-escura e castano-amarelada. Patas longas e estreitas, geralmente cobertas de pelos claros. Sua alimentação é feita das frutinhas das plantas e assim espalhando sementes em lugares diferentes. Tendo grande importância no o processo de dispersão de sementes ao longo da restinga, renovando assim a vegetação em outras áreas.

O jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie ameaça de extinção. É uma espécies que pode se encontrado no Parque Nacional de Jurubatiba.

Plantas medicinais

A primeira planta a se adaptar nesse tipo de solo é a Juruba. Que do nome ao parque. Ela consegue se adaptar a temperaturas de até 70 C. E permite a vida de outras espécies. A medida que ela vai crescendo ela cria uma condição de outras plantas se formarem próximo a ela. Assim formam moitas que junto a Juruba dão características da flora da região.

A Nymphaea pulchella conhecida com (Batata de pato ou Lírio D’água) é uma vegetação aquática cuja floração é bastante admirada pelos publico em torno das lagoas de Jurubatiba. Ela forma verdadeiros jardins aquáticos no parque.

Plantas como o Papel Higiênico Indiano, são encontradas no Parque. Sua importância vem dos estudos feitos para tratamento de câncer no cérebro.

Já a Clúsia, é relacionada no tratamento contra o câncer de mama.

Dica de Hospedagem

Se estiver procurando uma Pousada localizada 10min da melhor praia de Macaé (cavaleiros) não procure além da Pousada Verde. A partir daqui, hóspedes podem desfrutar de tudo que a cidade oferece. Com sua localização conveniente, a Pousada oferece acesso fácil para os destinos turísticos e comerciais principais da cidade. Confira no link, conheça mais sobre a Pousada Verde e faça sua reserva.

Parque Nacional de Jurubatiba

Com tantas características importantes, plantas que curam e espécies ainda pouco estudadas, o Parque é considerado um santuário de vida na restinga. Sua preservação é fundamental para a vida do homem.

O parque pode ser visitado durante todo o ano. Sua visitação pode ser feita entre quinta-feira ao domingo. O horário é das 08h às 16h.

0 Comentarios

Deixe um comentário