Sana Macaé RJ
10 jul

Na Serra da Macaé, situada sobre a bacia do rio Sana, está o Sana, 6º Distrito de Macaé. Uma Área de Preservação Ambiental criada em 2001. O vilarejo de Sana parece que parou no tempo. Com estilo rústico, ruas tranquilas e com charmosas pousadinhas, a vila é cercada de matas e cachoeiras. Que junto com sua fauna, flora e clima formam um espetáculo da natureza aos olhos de quem a visita ou mora lá. Um lugar tão incrível que não temos palavras para descrever. Não é a toa que é escolhida para aqueles que buscam paz, contato com a natureza, trilhas e cachoeiras que são um espetáculo a parte. Conheça mais sobre o Arraial do Sana Macaé e saiba o que fazer, onde ficar, onde comer e como chegar. Sana Macaé RJ.

Conheça o Sana

Praticamente o distrito do Sana é dividido em três partes.

Barra do Sana: localizada no encontro do Rio Sana com o Rio Macaé, ela é a porta de entrada do Paraíso para quem vem para conhecê-la. Só de ver o Portal do Sana você com certeza sentirá outra sensação de paz de espírito.

Arraial do Sana: Lugar aonde se concentra a maior parte dos moradores. Também lugar com comércios, igrejas entre outros interesses. Sana Macaé RJ.

Cabeceira do Sana: região onde se encontra a nascente do Rio Sana e também, lugar aonde abriga várias cachoeiras, afluentes que fazem curso com o Rio Sana e piscinas naturais.

ROTAS DO SANA

Conhecida como paraíso das águas, o maior ponto de interesse dos turistas no Arraial do Sana são suas cachoeiras, córregos e piscinas naturais. São inúmeras delas, nem mesmo os moradores da região sabem ao certo quantas exatamente são. Conheça um pouco dos principais pontos mais procurados da região.

Cachoeira do Escorrega: Localizada no Rio Peito do Pombo, possui uma enorme pedra que serve de escorregador natural para os visitantes, a água é clara e bem gelada. Seu acesso é por uma trilha bem sinalizada e com placas que indicam a cachoeira. A caminhada leva cerca de 20 minutos.

Cachoeira Mãe: A mais conhecida queda d’água do rio Peito de Pombo no Sana. Possui uma base aonde é possível tomar banho de sol. Além também da possibilidade de um salto em torno de 12 metros até a água. Forma uma piscina natural com águas transparentes onde o banho fica bem tranqüilo.

Cachoeira Pai: No rio Peito de Pombo, é uma queda d’água com 16 metros de altura e possui uma queda livre de sete metros de altura, a água é clara e transparente e bem gelada, além de ter uma piscina natural e está cercada pela mata atlântica. Acesso por trilhas abertas e sinalizadas.

Quanto mais água melhor

Cachoeira Filho: Esta cachoeira fica entre a do Pai e da Mãe, mas só tem acesso a ela quem faz o chamado “circuito das águas” e vier pelo meio da Cachoeira-Pai, um caminho perigoso e não aconselhável para crianças. Ela tem outro tobogã que leva direto para o poço da Cachoeira-Mãe. Sua descida é muito emocionante e rápida, mas, radical a ponto de provocar escoriações nas costas. Indicado apenas para quem está instruído e acompanhado por alguém que conhece. Sana Macaé RJ.

Roncadeira: Uma das mais belas cachoeiras do Sana, a “Roncadeira”, possui mais de 80 metros de altura, em local de difícil acesso. Só pode ser visitada com acompanhamentos de guias e pagamento de taxa de visitação.

Cachoeira das Sete Quedas: Parte integrante do circuito das águas, esta cachoeira fica bastante cheia durante o verão, quase impossível de se curtir ou para tirar uma boa foto. Dá para entrar embaixo das quedas d’água e sentir como se estivesse atravessando um tubo.

Fervedeira: A única existente no rio Sana, no lado direito desta queda de água encontra-se uma piscina onde o turista pode desfrutar de uma hidromassagem natural, além de linda paisagem descendo o rio até o Poço Escuro que fica logo abaixo da Fervedeira.

Cachoeira do Vaguinho: Com grau de difícil acesso, situada nos Altos da Cabeceira do Sana, a 820 metros de altitude. Só podendo ser visitada com acompanhamento do guia Vaguinho (único guia a fazer este serviço). Informações na Cabeceira do Sana na entrada da Cachoeira das Andorinhas.

Ecoturismo e Aventura

O Arraial do Sana não para de nos impressionar, seja para os turistas, moradores ou praticantes de esportes. O lugar pode parecer inofensivo por trazer paz e tranqüilidade. Mas pode elevar o nível de adrenalina ao máximo, pois opções de esportes radicais são o que não falta. Conheça um pouco sobre as emoções radicais que o Arraial do Sana oferece

Trilhas e passeios ecológicos são inúmeras opções que Arraial do Sana oferece.   Principal delas é a trilha do Peito do Pombo, cartão postal do Sana. Uma caminhada aproximada de 9 km que dura em média de 3h à 5h, dependendo de cada pessoa podendo haver variações. Com um pico máximo de aproximadamente 1300 metros, essa caminhada é emocionante.

Há também as caminhadas que levam as cachoeiras. Com exemplos temos a caminhada da cachoeira das Sete Quedas, o Pico do Urubu, trilha da Cachoeira Pai, Cachoeira do Vaguinho e muitas outras. Sana Macaé RJ

Também tem a prática de Moutainbike que vão de percursos com 3 a 60 km dentro de belíssimas paisagens no Arraial do Sana. Ta se achando meio seco? Se liga na dica de Rafting nas corredeiras do Sana. São percursos que iniciam da Barra do Sana e terminam na Fazenda Quintal Estrada. São aproximadamente 10 km de muita emoção. Vale a pena conhecer.

Sana Macaé RJ

Sana é um dos melhores destinos do estado Rio e foi indicado como o quarto melhor destino para se curtir os feriados. Lugar famoso pelas boas vibrações, pelas noites ao som do forró, do reggae e do samba. São muito animadas as festas que rolam no Arraial. Confira no link e veja os eventos festivos mais próximos do distrito. Sana Macaé RJ

DICAS DE HOSPEDAGEM

Para você que deseja hospedar no Arraial do Sana fica a dica. Pousada Tangarás da Serra. Ar puro, descontração, lazer e privacidade. Trilhas na mata e estradas de sol, pertinho de cachoeiras de cristal. Uma entrega de corpo inteiro à poesia e à exuberante natureza. A Pousada Tangarás da Serra, localizada no Sana, a 2 horas de carro da capital do Rio de Janeiro, está aberta aos casais e famílias que buscam rejuvenescer o corpo e a mente por um preço bastante acessível. Confira no link e conheça mais sobre a Pousada Tangarás da Serra. Sana Macaé RJ

Leave A Comment